O lado de lá da imprensa

Deixe um comentário

12 de fevereiro de 2014 por deglutindopensamentos

Eduardo Rodrigues

1901401_732959640061645_160612172_nO jornalismo das maiores mídias coorporativas joga do lado do tabuleiro de seus donos. Isso é fato e não é novidade para ninguém. Se o Silvio Santos apoia os discursos da moça abobalhada, já não sei, mas o SBT está com um time bem ofensivo para atacar o meio campo dos direitos humanos e a democracia.

A Record nem dá muita manga para comentar, eles querem é competir com a emissora que possui as maiores audiências. Fazem mal feito e ainda puxando brasa pro patrão mais fundamentalista do país. Que beleza!

Já a Globo, sempre manteve seus telejornais com os cuidados de bons editores. Sua posição política é desenhada a cada “boa noite” do ancora mais fofo do Twitter. Mas, desde de que os protestos começaram em 2013, estão cada vez mais apelando, digamos, pro lado mais tosco do Jornalismo. Passou o ano passado utilizando todos os sinônimos possíveis de “vândalos” para criminalizar as atitudes dos manifestantes mais revoltados com o sistema.

Mesmo com todas as articulações das mídias grandes para apagar o fogo dos revoltosos, as ruas continuam movimentadas, os policiais continuam truculentos e a classe média, bom, este voltou a dormir.

Com medo de que as manifestações prossigam e cresçam conforme a copa vai chegando, a Globo parece estar entrando em desespero e aproveitou a terrível e lamentável morte do cinegrafista da Band para chamar seus melhores dramaturgos das telenovelas para criar um roteiro estilo “Quem matou Lineu?”. A trama é genial, tem infinitos personagens que se acotovelam e armam a maior confusão.

Mas parece que desta vez a audiência foi baixa e a trama fez milhares de brasileiros rirem, mais que a Zorra total já fez, pode ter certeza, e ainda bem.

Com todos esses casos e descasos das mídias, a população, aos poucos, vai percebendo (ou não) que as histórias nestes canais de televisão só tem um lado. E quando um país não tem acesso ao contraponto da história, a democracia põem-se em risco. Nunca se fez tão necessária a democratização das mídias no Brasil e eu realmente gostaria de saber quem será o “mocinho” dessa novela ou “vilão” se for contada por eles. Por favor, apareça!

Anúncios

Degluta conosco...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Capitão Barba Ruiva, a sua livraria virtual

Capitão Barba Ruiva a melhor opção em livros

Baú

O que tem pra hoje?

fevereiro 2014
S T Q Q S S D
« jan   maio »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728  

Leitores

Nós que aqui estamos, por vós esperamos.

  • 114,565 pessoas já nos viram

Medalhas do blog

%d blogueiros gostam disto: