Lá se vai 2013

Deixe um comentário

31 de dezembro de 2013 por deglutindopensamentos

Eliton Felipe427273_423699264379090_1925993822_n

ÍndiceDaqui a pouco é 2014, ano do centenário da 1º Guerra Mundial. segundo Eric Hobsbawm, também, centenário do ano em que o Século XX começou. Como vários canais de TV e blogs, não podíamos deixar de fazer a nossa retrospectiva.

Bom, o ano começou como sempre, enchente. Em Xerém, no Rio de Janeiro, as cenas eram de devastação, até o Zeca Pagodinho ajudou a socorrer as vítimas. E o ano terminou igual, mas agora em Minas Gerais, com o céu desabando no estado. Crônicas de uma tragédia anunciada que parece não ter data para mudar.

Em âmbito mundial, a França deu inicio ao novo avanço sobre a África intervindo no Mali, ainda em Janeiro. O mesmo fato que levou aquela guerra que já mencionamos. E os Franceses não pararam por aí, depois do Mali intervieram na República Centro-Africana e apoiaram e insistiram em um ataque dos Estados unidos à Síria, querendo estender o poder, também, sobre o Oriente Médio.

Falando em Estados Unidos, Obama assumiu o segundo mandato, talvez no momento mais conturbado da história política recente do país. Uma mancha chamada Edward Snowden cobriu a tal “democracia americana”. O escândalo da espionagem estadunidense sobre dezenas de chefes de estado, inclusive a presidenta brasileira, Dilma Rousseff e a primeira ministra alemã Angela Merkel, o caso foi levado a ONU e agora espera-se providências do órgão para evitar novas espionagens.

Enquanto o Obama nos espionava o Brasil estava em chamas, pelo menos era assim que a maioria se sentia ao ver o terrível incêndio na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul. Um dos maiores incêndios da história do país, comoveu a população que sofreu junto com os gaúchos.

E os papas? Depois de séculos os católicos têm dois papas vivos. Bento, que renunciou e Francisco, que assumiu em seu lugar. O papa nazi deu lugar ao papa da ditadura argentina. Confesso que algumas atitudes do novo pontífice têm me surpreendido. A abertura em relação aos homossexuais é contraditória quando nos lembramos da cruzada que Francisco fez contra essas pessoas enquanto era arcebispo. Tomara que continue surpreendendo.

Na Turquia, depois que o governo permitiu a construção de um shopping no que era um parque, as manifestações se espalharam pelo país e o Deglutindo Pensamentos cobriu os acontecimentos em tempo real, diretamente das ruas turcas.

Na Venezuela, a morte do presidente Chavez, já anunciada pelo câncer terminal, causou comoção nacional e entre a esquerda latino americana. Com nova eleição, o presidente falecido manteve o legado com a acessão de Nicolás Maduro ao poder. A oposição, tão raivosa quanto a brasileira se queixou, cheia de mimimi, de fraudes no pleito, o que foi descartado pelas comissões estrangeiras que acompanharam as eleições.

Em junho, julho e agosto, o Brasil viu algo de inusitado, milhões de pessoas nas ruas em vários estados diferentes, depois de uma manifestação fortemente reprimida em São Paulo. Era risivel ver os protestos contra as bandeiras erguidas, manifestantes foram agredidos por usarem camisetas vermelhas e o hino nacional era cantado intercalado com “vem pra rua vem”. Bandeiras contra tudo e contra todos em manifestações vazias. A melhor parte foi o Arnaldo Jabor dizendo que só tinha bandido nas ruas e quando a coisa cresceu teve de mudar o tom, pedir desculpas e declarar o apoio, foi uma verdadeira Piada. Claro que nem tudo foi ruim, milhões na rua forçaram o governo a tomar atitudes, veio a ideia de plebiscito, descartada pela oposição. Durante a Copa das Confederações o mundo todo viu que os brasileiros estão de saco cheio e podem se organizar e, com certeza, nesse ano teremos o povo nas ruas outra vez durante a Copa, é esperar para ver.

Atentados terroristas também estiveram em pauta em 2013. Em Abril foi a vez da Maratona de Boston, onde duas bombas foram explodidas e a caça aos responsáveis virou cenas de filme de ação com os militares nas ruas. Dia 26 de Setembro foi a vez do Quênia o luxuoso shopping Westgate, em Nairóbi, foi invadido e dezenas de pessoas foram mortas, entre civis, terroristas e militares. Além disso, após ter dominado a situação, os militares saquearam as lojas. E agora, na última semana de Dezembro foi a vez da Rússia, em Volgogrado, cidade próxima a cidade de Sochi, onde ocorrerá os Jogos Olímpicos de Inverno.

A Siria esteve, por diversas vezes em pauta nesse ano. Os “rebeldes” apoiados pela União Europeia e EUA iniciaram uma guerra civil contra o governo do presidente Bashar al-Assad. O conflito chegou ao estopim quando os estadunidenses, apoiados na tese de que os militares sírios teriam usado armas de destruição em massa (semelhanças com o Iraque não são mera coincidência), decidiram invadir o país. Imediatamente foram repelidos pela Rússia que se recusava a aceitar a intervenção dos americanos, o conflito no estilo Guerra Fria se estendeu por semanas, mas foi apaziguado por medidas diplomáticas e os americanos foram impedidos de fazer o que fizeram na Líbia.

Em Novembro, o tufão Halyan, nas Filipinas, se tornou o segundo mais poderoso que se tem noticia, destruindo cidades inteiras na Ásia. Foram mais de 4 mil mortes confirmadas e 18 mil feridos.

Para fechar, dentre todos os mortos pelo mundo em 2013, um deles vai fazer mais falta, Nelson Mandela, comunista, libertário, negro, não está mais entre nós. Ver a cobertura ridícula da imprensa brasileira a morte dele foi outra piada. Como se a prisão de Mandela fosse o único motivo para sua eleição, como se a Lança da Nação, não tivesse importância nenhuma, Fidel e Cuba totalmente esquecidos no processo de libertação africano ao qual Mandela fazia questão de sempre relembrar e por aí vai. Ele fará falta, mas os ideais desse homem continuarão vivos e se espalhando pelo mundo.

Esses foram alguns dos momentos de 2013, esperamos que 2014 seja muito melhor e que a Guerra esteja somente nas lembranças do centenário.

Anúncios

Degluta conosco...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Capitão Barba Ruiva, a sua livraria virtual

Capitão Barba Ruiva a melhor opção em livros

Baú

O que tem pra hoje?

dezembro 2013
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Leitores

Nós que aqui estamos, por vós esperamos.

  • 119,955 pessoas já nos viram

Medalhas do blog

%d blogueiros gostam disto: