Um dia eu quero ser velho

Deixe um comentário

8 de dezembro de 2013 por deglutindopensamentos

Eliton Felipe427273_423699264379090_1925993822_n

Velha do MST em imagens de Sebastião Salgado

Velha do MST em imagens de Sebastião Salgado

Na última semana conversei com o sr. Edgar Shatzmann, com o Sr. Júlio Serpa e com a professora Raquel S. Thiagoe depois de trocar algumas ideias com eles cheguei a uma conclusão: Um dia eu quero ser velho!

Não velho no sentido pejorativo. Ser velho não é ser ultrapassado, inútil, mofado, sem graça. Não. Ser velho significa “ser”, só isso. Sabe aquela coisa do verbo To be que a gente aprende na escola a vida inteira, nas aulas chatas de inglês? Ser e estar. Isso é ser velho. Ser e estar em um lugar que é só seu, pode até ser de outros também, mas é só seu. É o espaço e o tempo em que você viveu, você conhece tudo, você sabe tudo, você fez tudo isso acontecer.

Não interessa a sua condição social, ser intelectual ou trabalhador de chão de fábrica, ter viajado ou nunca ter passado do quintal de casa, mas as memórias que possui, ninguém pode te roubar. Ninguém pode fazê-las novamente por você, ninguém pode repeti-las.

Ver o brilho nos olhos do Sr. Edgar enquanto ele falava do período em que viveu no Cazaquistão, a alegria de ter podido conhecer o mundo, ainda que de forma ilegal, tentando voltar ao Brasil para lutar pela liberdade do país, contrastando com a recusa de comentar sobre as torturas que sofreu enquanto esteve preso me fazia pensar que viver vale a pena. Da mesma forma, o Sr. Julio Serpa, depois de tantas cirurgias, de estar tão perto da morte, de quase perder a capacidade de conversar, se divertia fazendo piadas ácidas sobre a igreja e a forma com que enganava os militares que o seguiam durante a ditadura civil-militar brasileira, ou quando tapeou a chefia na empresa em que trabalhava, garantindo o aumento de salario para todos os colegas de trabalho, me mostrou o quanto é importante lutar pelo que se acredita. E a professora Raquel? Essa dispensa apresentações. Quem me conhece sabe que devo muito à ela. Foi quem me deu a maior força para terminar a faculdade quando eu estava quase desistindo, sempre me incentivou e me ajudou quando precisei. Sempre escrevendo e produzindo, fez questão de me “orientar” enquanto conversávamos, me dando dicas para os meus projetos e, em uma curta conversa, aprendi ainda mais da história de SC. Florianópolis, São Francisco e Joinville estavam na pauta do dia. Ela é uma enciclopédia humana da nossa história. Como dizíamos na sala de aula, ela é a “pioneira de Santa Catarina”.

Lembro que quando eu era criança e conhecia alguém com mais de trinta anos ficava pensando, “Como ele é velho”. Hoje, próximo dessa idade, e conhecendo essas três pessoas que já viveram mais do que eu um dia sonhei viver, fico pensando em como será quando eu estiver como eles. O que terei aprendido? Onde terei andado? Quais caminhos terei trilhado? Sabe aquela coisa de legado que “temos de deixar”? Não é isso que me importa. O que me interessa é saber que vivi, que estou vivo ainda, simples assim.

Quero ter a certeza de que fui e estive, que sou e estou. Que não passei e fui embora, mas que continuarei para sempre, ainda que só nas minhas próprias lembranças.

Degluta conosco...

Capitão Barba Ruiva, a sua livraria virtual

Capitão Barba Ruiva a melhor opção em livros

Baú

O que tem pra hoje?

dezembro 2013
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Leitores

Nós que aqui estamos, por vós esperamos.

  • 114,565 pessoas já nos viram

Medalhas do blog

