A Casa Iririu não pode acabar

1

25 de setembro de 2013 por deglutindopensamentos

Eliton Felipe

partilhaHoje, na véspera de completar 26 anos, recebi uma noticia triste e trágica, tanto para mim quanto para a cultura da cidade de Joinville. A Casa Iririu não existe mais!

Quem não teve a oportunidade de conhecer esse local magico pode encontrar algumas informações aqui, aquiaqui, aqui e aqui, no blog da casa ou nas matérias do ND, no Orelhada do Clicrbs, no AN e no ANexo.

Pois bem, esse espaço, que teve vida efêmera, porém movimentada, é, ainda, o lar do grupo Canto do Povo, mas, muito mais que isso, ele foi o local de apresentações de diversos artistas plásticos, músicos, escritores, atores e atrizes e instrumentistas de vários tipos. Um local onde podia-se sentir a cultura em todos os cantos, no cheiro da sala de apresentações, na imagem das araras repletas de figurino na coxia, no sabor dos doces e salgados degustados nas Noites da Partilha, onde a casa era aberta a todos que quisessem entrar e aproveitar o momento.

Foi lá que passei várias tardes e noites ensaiando, foi lá que estreei juto com os colegas do Artencena Teatro a peça que trabalhamos tanto para pôr em prática. Nessa casa conheci pessoas incríveis e fiz grandes amigos, nela meu filho aprendeu a amar o teatro. Nela vi meu garotinho de 4 anos se desinibir e apresentar um trecho de Raul Seixas todo tímido e bobo de tão feliz.

O grupo Canto do Povo usava o espaço para fazer, também, um excelente trabalho social. Lá eram dadas aulas de dança, de teatro, de contação de história… Tudo com preços acessíveis ao público e que, a partir de agora, ficarão na lembrança.

As exigências feitas pela Defesa Civil para adequar a “velha” casa de madeira, exigiam um alto investimento por parte do grupo, dinheiro esse, que eles não tinham em caixa o que inviabilizou a possibilidade da reforma.

Só de imaginar que não poderemos mais entrar naquela casa e confraternizar a alegria daquele lugar, sinto um aperto no coração, mas sei que, em uma cidade em que todos os dias surgem novos bares e onde os espaços culturais são escassos e caros, esse sonho não deverá morrer. Juntos, poderemos reavê-lo.

Anúncios

Um pensamento sobre “A Casa Iririu não pode acabar

  1. Denise Moreira disse:

    Hoje o grupo está instalado na Ajote (Antiga fábrica da Antarctica)

Degluta conosco...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Capitão Barba Ruiva, a sua livraria virtual

Capitão Barba Ruiva a melhor opção em livros

Baú

O que tem pra hoje?

setembro 2013
S T Q Q S S D
« ago   nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Leitores

Nós que aqui estamos, por vós esperamos.

  • 111,792 pessoas já nos viram

Medalhas do blog

%d blogueiros gostam disto: