Não há experiência mais incrível do que a de ser educador (parte III)

2

19 de agosto de 2013 por deglutindopensamentos

Eliton Felipe427273_423699264379090_1925993822_n

Aula de campo no Parque Caieiras com a turma de 6º ano da escola João Costa

Aula de campo no Parque Caieiras com a turma de 6º ano da escola João Costa

Estamos, agora, em fevereiro de 2011, João Costa, escola nova de novo. Todo aquele processo de apresentação, de conhecer os espaços do local de trabalho, descobrir onde ficam as salas de aula, biblioteca, sala dos professores, quadras…

Trabalhando perto de casa, poder voltar em meia hora caminhando, economia com combustível (é, professor calcula o quanto pode gastar em transporte), diminuir o sedentarismo e um sofazinho para dormir na hora do almoço, excelente!

Foi aí que encontrei o melhor grupo docente com o qual pude trabalhar. Na feira de matemática, promovida pela escola, conheci um trabalho incrível da professora Neusa que ensinou as crianças do 3º ou 4º ano, não tenho certeza, a tabuada por meio de um estudo sobre as tartarugas. Isso mesmo, as tartarugas. Mesclou ciências e matemática para que elas se interessassem pelo assunto, reproduziu uma tartaruga gigante em tamanho real para que a garotada tivesse noção do comprimento das coisas. Ensinou geometria a partir dos desenhos dos cascos… Foi incrível!

Tinha também a Delicia. É, esse era o nome dela e ela era professora de matemática. Pensem em uma Delicia de professora de matemática. Nunca a vi ou ouvi erguer a voz para os alunos e eles estavam sempre em silêncio absoluto prestando atenção nas aulas.

O Thiago e a Liliane e suas esquisitices das aulas de ciências e o baita empenho dos professores de Ed. Física, Ulisses e Ana. O trabalho desses dois para fazer a gincana funcionar foi hercúleo.

Nessa instituição de ensino, pública, com poucos recursos, vi que a educação só pode ser feita por pessoas. Por mais que a tecnologia se desenvolva, sem excelentes profissionais não há desenvolvimento humano. Governantes podem prometer tabletes e lousas digitais, podem até cumprir essas promessas, mas isso não mudará nada se os profissionais não forem, de fato, valorizados.

Quanto aos alunos, sempre tem aqueles que se destacam e os malucos que decidem seguir a carreira de educador, não é mesmo Juliane Rossi?

As vezes a gente aprende que alguns métodos avaliativos são inúteis e não provam nada. Assim como nos anos anteriores julgamos Getúlio Vargas (o coitado já foi tantas vezes condenado que seus ossos devem estar sentindo vontade de voltarem para se defenderem), dessa vez, porém, nada deu certo. Um dia antes da apresentação, uma das alunas responsáveis pelo trabalho me descreveu em detalhes a história do presidente, o contexto da época e o governo dele, mas na hora de debater, simplesmente não falou nada. Era evidente que sabia o assunto, mas aquela não era a melhor forma de avaliá-la. Lembra-se disso Jehne?

Aí o ano termina, encerra-se o contrato com o município e, novamente, o professor fica sem ter para onde ir e os alunos têm de esperar por outro educador sem que haja continuidade do trabalho iniciado. Ao educador cabe voltar ao estado. Essa foi a minha escolha, é claro. Mas é papo para o próximo texto…

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Não há experiência mais incrível do que a de ser educador (parte III)

  1. Tiago disse:

    E as esquisitices ainda continuam cara… haha… Saudades de tê-lo como colega de trabalho. Sucesso sempre! Um abraço.

  2. sandra sauer disse:

    É sempre assim…professor pulando galho em galho, rsrsrs!!!

Degluta conosco...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Capitão Barba Ruiva, a sua livraria virtual

Capitão Barba Ruiva a melhor opção em livros

Baú

O que tem pra hoje?

agosto 2013
S T Q Q S S D
« jul   set »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Leitores

Nós que aqui estamos, por vós esperamos.

  • 115,088 pessoas já nos viram

Medalhas do blog

%d blogueiros gostam disto: