Em defesa do Bolsa família

18

28 de junho de 2013 por deglutindopensamentos

Grego

BOLSA FAMILIA-suspensao-boatos-ministerio da justiça-desenvolvimento socialEm primeiro lugar vale lembrar que nunca votei nem em Dilma nem em Lula para presidente. Sei que sempre fiquei apático em discussões desse tipo com alguns de meus amigos que sei que são totalmente diferentes ideologicamente, mas penso que a amizade deve estar acima de opiniões políticas. Espero que continuem me tratando com o mesmo carinho habitual.

Há um vídeo do Casoy rolando pelas redes sociais, e refletindo no discurso de alguns setores da sociedade, falando em retirar o bolsa família, pois esse teria um uso apenas político (esse uso existe e deve ser condenado).  O vídeo você pode assistir aqui

Muito interessante o vídeo para debater, mas, enquanto sociólogo, vejo cinco aspectos positivos no programa de ação afirmativa do bolsa família (para mim seu aspecto não é apenas que ele vale voto):


1- O recurso proveniente do bolsa família vai só para mãe, possibilitando uma oportunidade de diminuir o machismo reinante nos rincões e locais pobres do brasil. Ter a mulher como chefe financeira da família aumenta, em muito, os anos de estudo dos filhos. Isso já está comprovado cientificamente e o programa favorece este aspecto;


2- Diminui a migração e o inchaço dos grandes centros. Em cidades do Nordeste, por exemplo, pela primeira vez diminuiu a migração para grandes capitais (Recife, Salvador, São paulo, Belo Horizonte…). Pelo contrário, as pessoas estão permanecendo em seus locais do origem, tentando estabelecer-se lá e, assim, diminuindo a favelização das metrópoles;


3-Dinamiza a economia local. Pesquisas já comprovam, que esta renda extra na família, possibilita que o pequeno comércio local e os serviços destes pequenos povoados e de regiões pobres se dinamizam. Ora, é óbvio, agora as pessoas tem mais recursos e consomem mais. Além de ficarem nas suas regiões (migrarem menos), as mesmas acabam consumindo mais nessas cidades;


4-O surgimento de pequenos empreendimentos, o fator três ajuda a explicar. O crédito bancário para pessoas de baixa renda têm sido mais facilitado com o bolsa família. Uma vez que as pessoas, agora, conseguem atingir o mínimo necessário para receber empréstimos. Diminuindo o mito de que todos os receptores do benefício ficam em casa “coçando”;


5-Cerca de 30 milhões de pessoas saíram da miséria e passaram a ter renda familiar mensal superior a 75 reais! Se isso não é bom, transporte coletivo, hospital, reforma política e educação, devem ser melhorados, mas não consigo não ficar feliz em saber o que ocorreu com esses 30 milhões.

Esses e outros fatores alimentam muito a discussão e, por isso, eu não penso que este programa seja ruim, pelo contrário, penso que ele vem sendo positivo e válido.

Entretanto acho algumas críticas de Casoy válidas e também penso que os anúncios da Dilma foram insuficientes diante do clamor popular nas ruas. Mas essa visão, muito classe média, não é adequada. Os pobres precisam mais do que essa classe, ainda que ela mereça, também, uma fatia digna dos direitos. Nesse momento, tirar o bolsa família seria um equívoco, essa retirada deve ser gradual oportunizando aos poucos que as pessoas que recém saíram da miséria e seus filhos consigam, através de melhores condições de educação, ter uma vida de mínima dignidade com empregos estáveis. Uma retirada total da bolsa família iria ocasionar a queda repentina dos 5 aspectos positivos acima mencionados, fazendo o retorno dessas pessoas à sua condição anterior. Para mim, a única qualidade dos governos do PT, foi a de olharam para os pobres. Acho que se retirar isso agora seria um equívoco. Tanto que duvido que, mesmo que Dilma não seja reeleita, o próximo presidente encerre totalmente esse programa.

Esse é minha opinião, se você pensa diferente, eu te respeito. Espero ter trazido elementos para você repensar um pouco essa questão.

Saudações calorosas, Grego

Anúncios

18 pensamentos sobre “Em defesa do Bolsa família

  1. jailson disse:

    e voce acha mesmo que terá reformulações significativas no programa? afinal time que ta ganhando não se mexe.

    • Acho muito dificil, estou falando num plano ideal, talvez outro partido governo mais progressista(acho que não existe). Mas sou contra a retirada do programa, para que os benefícios se percam. Mesmo que os ganhos eleitorais advindos dessa política sejam execráveis não quero que as conquistas mencionadas no texto sejam perdida. É melhor do que uma política universalista que beneficie todos na teoria, só que na prática só aqueles com informação privilegiada conhecedores de seus direitos se beneficiam. Só a favor da chamada discriminação positiva ajudar aqueles que saem de pontos de partida muito atrás, a classe média tem mais condições de fazer uma faculdade estudar e conseguir um bom emprego. Por isso sou favorável a políticas também para classes médias as de mais baixo poder aquisitivo como Minha casa minha vida e programa de ação afirmativa. Mas espere outro texto que falarei desse tema. Grande abraço obrigado por manter o nível do debate em tão alto nível.

  2. jailson disse:

    Ele programa tem a cara da ideli salvatti, lembra do lema de campanha dela…SOMENTE ELA TRARÁ OS INVESTIMENTOS PARA O ESTADO, ou seja, ou come na mão do governo ou nada feito, não é a toa as pesquisa despontarem dilmão apenas onde há um forte vínculo de dependencia governamental. No meu entender rebaixar pra baixo a media geral em todos os termos, educação, saúde, segurança publica…etc

  3. concordo que o programa tem seus benefícios, mas acho q esses benefícios deveriam ser alcançados de outras formas.. tb não sou a favor da eliminação do programa, mas sou contra o fato de ele servir como a “única” ou a principal forma de renda das famílias, e ele ter esse aspecto “vitalício”. Minha conclusão é que o programa precisa ser reformulado.

    • Olá Carlos, muito obrigado por opinar. Reformulação talvez deva ser necessária sim, para impedir ou pelo menos reduzir o uso político que os prefeitos e dos candidatos a presidência do PT o fazem, não sei como isto se daria mas seria extremamente necessário inibiir isso. Quanto a unica fonte de renda concordo, o programa de bolsa família deveria ser urgentemente implementado seguido de outros programas sociais de geração de emprego e renda, para que um dia ele não seja mais necessário para excluir o grosso dessa pobreza no Brasil, não adianta só eliminá-la é necessário não permitir que ela volte. O fator de obrigar a criança a estar na escola é positivo, mas de pouco adianta se a escola é bem precária.

      Um amigo disse certa vez: “A principal falha é a vinculação do estudo apenas aos filhos dos beneficiários (ainda assim somente o ensino curricular, nada profissionalizante) teria que haver vinculação dos beneficiários a corte e costura, mecânica, etc. oferecidos aos próprios beneficiários adultos, e gratuito, claro.”

      Abs Grego

  4. jailson disse:

    Se levarmos em consideração uma massa de mais de 100 milhões bancando com seus impostos pra essa parcela, nada justo, principalmente ao que vimos recentemente nas notícias falsas sobre o bolsa família onde houve 2 milhões de saques, esse governo gerou duas vertentes bem consolidadas, a dos que receberam o peixe e não aprenderam a pescar e outro grupo ou com dividas de longo prazo a juros altíssimos ou dentro de uma lógica neoliberal que vou chamar de periférico, onde se dá credito até pra móveis que custam mais de 2 vezes do valor real e que duram na proporção de sua péssima qualidade. impostômetro.com.br abraço

    • Não sei se há relação direta entre Bolsa Família e a proliferação de lojas e créditos tipos “Casas Bahia”, poiS a redução de impostos como o IPI interferiu neste consumismo desenfrado além claro da midia, acho que nos rincões do brasil o bolsa família teve outros efeitos vide itens 2 e 3.

      O programa não é perfeito. Tem vários e milhares defeitos. Mas o foco do texto era apontar seus aspectos positivos, uma vez que penso que o fim dele direto seria um equívoco, iria afetar principalmente os items 1 e 3. Também penso que este programa não deve ser eternizado, deve ser gradualmente eliminado. Nenhum dos presidenciáveis falou em tirar tal programa.. Obrigado pelos comentários, sinto que o tema alimenta muitas questões, mas a defesa se deu em cima da ideia reinante em uma certa parcela que visa tirar ele todo de uma só vez, ideia esta que sou fortemente contra.

      abs
      Grego

    • O titulo do trabalho deveria ser “Contra a retirada total do Bolsa Família” acho que ficaria mais condizente com a minha visão. Abs

      • jailson disse:

        Grego, não tenho nada, absolutamente nada contra o programa, mas sim a forma como é concebido e a intencionalidade sobre a mesma, sabe, não sei se é condizente o paralelo, mas vamos imaginar uma auto estrada que corta o país, nesse caso um país nos termos ditos desenvolvidos, bem a mais de 50 anos atrás construíam estradas não duplicadas, mas com as vezes 4 pistas imaginando um crescimento no fluxo, aqui nós temos uma br que não por acaso foi concebida uma via pra ir e outra pra voltar, ou seja, deu problema que seja e …pum flodeu, e assim é esse plano chantagista e oportunista, não digo ignorar essa massa famigerada, mas o modelo é viciado.

      • ” (esse uso existe e deve ser condenado) ”

        Tudo tem o lado bom e o lado ruim

        Como tudo nesse país é falido. Olha nossa educação pública. O apontamento dos benefícios são mais no sentido de apontar aspectos positivos contra a retirada total do programa. Mas com certeza ele deveria ser modificado e MUITO!. Melhorado sim abandonado não. Como disse antes a retirada quando houver deve ser gradual, para que não se perca os benefícios advindos dessa política.

        abs

  5. Mafalda disse:

    Muito persipicaz, inteligente. Mas eu não quero comunismo e o bolsa família pode ser comunismo, não?

    • Olha Mafalda não vamos nos apegar a nomes, cada um tem sua ideologia, apenas cumpre ressaltar uma frase que está no texto acima que : “Os pobres precisam mais do que essa classe, ainda que ela mereça, também, uma fatia digna dos direitos” Se para você isso é ser comunista então sou!!! Não sei o que consideras comunismo. Releia o texto e veja que não aprofundo a questão a esse ponto, apenas apresento dados e trago o tema à discussão. Abs

  6. Olívia Unbe disse:

    Não tinha noção desses beneficios especificos da bolsa família, e já era favoravel! muito bom!

  7. Mirian disse:

    Gregório, somente agora li o teu comentário, aliás muito lúcido e coincidente com o que eu penso e conforme eu vivo. Estás certo, este é um fato irreversível para o Brasil, nossa sociedade “está” mais evoluída, mais respeitada com as condições mais favoráveis.
    Não devemos permitir uma volta, somente devemos contribuir para evoluir! Sempre e mais
    Forte abraço

    ,

Degluta conosco...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Capitão Barba Ruiva, a sua livraria virtual

Capitão Barba Ruiva a melhor opção em livros

Baú

O que tem pra hoje?

junho 2013
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Leitores

Nós que aqui estamos, por vós esperamos.

  • 111,792 pessoas já nos viram

Medalhas do blog

%d blogueiros gostam disto: