ENTRE A DIREITA E A DOENÇA

1

17 de junho de 2013 por deglutindopensamentos

Sando Vivan

tn_620_600_Geraldo_Alckmin_080513

Geraldo Alkcmin, governador do estado de São Paulo

Acompanhando as manifestações pela televisão – e tem gente que reclama dela – vi dentre outras coisas, 20 mil pessoas marchando de forma disciplinada e varonil, tentativas perplexas do apresentador de entender como um povo tão gentil como o nosso pode ser a favor de manifestações com “baderna” – um dos termos que a direita conseguiu hegemonizar e distorcer na nossa sociedade –, ou como manifestantes que pediam pela não violência foram recebidos pela mesma, além disso, vi também o governador do Estado de São Paulo lançar a seguinte frase a respeito do caráter da manifestação: “movimentos políticos pequenos, mas muito violentos”.

Óbvio que essa frase foi dita antes do 4º Grande Ato. Então pensei: “como uma frase tão pequena pode conter tanto descompasso?” Bom, não foi exatamente assim que eu pensei, mas essa é a ideia. O que se viu foi – sem exageros – o exato contrário, um movimento político de cunho absolutamente popular, e nada violento, que no máximo reagiu contra a violência. Para além de uma análise ingênua, que diria que ele foi “infeliz em sua colocação” – ainda que eu acredite que ele é um infeliz, no sentido mais lato do senso comum – diria de uma postura desonesta que tenta deslegitimar o movimento e reivindicações das pessoas, ou do povo, para quem ainda tem “povo” como uma categoria sociológica.

Mas e se essa desconexão com a realidade, que é desonesta e providencial, não fosse falada para as câmeras e sim em outro espaço? Como seria interpretada? Propus-me pensar em como seria essa fala no consultório de uma psiquiatra. Poderia ser uma psicóloga também, mas de um psiquiatra teria um tratamento menos dialógico. Depois de uma fala dessas – lógico, forçando a mão – acredito que o diagnóstico mais adequado – certamente não o único – seria o de esquizofrenia.

Vejamos, esquizofrenia, vindo do grego significa: σχίζειν, “dividir”; e φρήν, “phren”, “phrenés”, espírito. Assim sendo, acontece à divisão do espírito, a divisão psíquica. Trocando em miúdos, uma desconexão entre a realidade e seu mundo interior. De acordo com o Vocabulário de Psicanálise de Laplanche e Pontalis, os principais sintomas da esquizofrenia são os seguintes:

– Incoerência do pensamento, da ação e dos afetos;

– Afastamento da realidade e predominância da vida interior. Em outras palavras, a pessoa troca a realidade externa pelas fantasias internas;

– Atividades delirantes mais ou menos acentuadas e mal sistematizadas.

Aí está, aparentemente nosso paciente tem todos os sintomas, creio que agora devamos tratar dele. Se numa psiquiatra, o procedimento seria provavelmente: remédio, atividades ocupacionais, e nada de dar ordens a PM e nem governar o Estado de São Paulo.

Sem nenhuma intenção de estigmatizar as pessoas que sofrem com a esquizofrenia, que é uma condição muito séria e que ao contrário do que as pessoas imaginam, não incapacita ninguém para a vida cotidiana, até porque como o vô dizia: “de perto ninguém é normal”. Nem desmerecer o trabalho de nenhum profissional da área da saúde – ao qual me incluo – e sim de chamar atenção de como alguém como Geraldo Alkcmin ainda é capaz de falar absurdos e ser levado a sério por grande parte da população – que apesar de agora estarem expressando seu descontentamento, ontem o elegeram – e de que se pessoas comuns, sem cargos nem prestigio – estamos juntos – são insistentemente patologizadas por suas opiniões e modo de viver a vida. Geraldo Alkcmin não é esquizofrênico, contudo apresenta ter sintomas muito mais sérios, que colocam a vida das pessoas a sua volta em perigo, sintomas de ser de direita.

Anúncios

Um pensamento sobre “ENTRE A DIREITA E A DOENÇA

Degluta conosco...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Capitão Barba Ruiva, a sua livraria virtual

Capitão Barba Ruiva a melhor opção em livros

Baú

O que tem pra hoje?

junho 2013
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Leitores

Nós que aqui estamos, por vós esperamos.

  • 119,955 pessoas já nos viram

Medalhas do blog

%d blogueiros gostam disto: