Tá tudo pronto aqui. É só vir pegar. A solução é alugar o Brasil!

1

5 de junho de 2013 por deglutindopensamentos

Heloísa Gaspar do Amaral

241Hoje fiquei sabendo que as Baianas estão PROIBIDAS, pela FIFA, de vender acarajé (e outros de seus quitutes) no entorno do Estádio da Fonte Nova – estádio sim e não Arena como a FIFA cisma em chamar os estádios que estão sendo reformados ou construídos. – Imagina: ir à Bahia e não comer um acarajé feito por uma baiana?? É como diz o padre Quevedo: Isso não “eCziste”!!

O pior é que a FIFA permitiu que uma empresa alimentícia venda acarajé DENTRO do estádio, junto com outros lanches como o hamburguer do “Mc’Lixo”. Priorizaram, mais uma vez, o “quem dá mais”. Como se tudo estivesse sendo leiloado aqui dentro… E o pior é que o dinheiro nem fica pra gente, a FIFA devora ferozmente a maior parte do bolo.

Me diz…Que graça tem comer um acarajé como se fosse um fast-food???

Para quem não sabe, o acarajé, ou melhor, o “Ofício das Baianas de Acarajé” é um Patrimônio Cultural Imaterial, não pode ser vendido como produto por qualquer empresa, mesmo que a senhora FIFA permita isso… É errado, é crime!!

maracana_privatizacaoE falando em crime contra o Patrimônio Cultural, falemos do Maracanã. Nosso estádio, local do grande evento popular, onde se misturavam todas as classes, onde acontecia a grande festa do futebol e do povão…Teve arrancadas as suas marquises, mudando tudo, elitizando algo tão popular, tão nosso.
Eu tive a oportunidade de conhecer o “Maraca”, o velho e lindo Maracanã. Tinha seus defeitos, mas não dava pra dizer que era um estádio desconfortável, tinham cadeiras confortáveis e coloridas e emocionava pelo simples fato de estar dentro daquela estrutura monumental e cheia de história. O Maracanã era nosso… agora é deles. Só quem pode pagar, e muito, vai entrar. Afinal, camarotes luxuosos, cadeiras confortabilíssimas (quase poltronas) e com o fim da “geral”, quem vai poder assistir aos jogos???

Sem contar que no entorno do Maracanã pessoas estão sendo prejudicadas, tanto os comerciantes que não poderão vender mais nada durante os “dias FIFA”, como os indígenas que foram escorraçados do prédio que estava sendo ocupado por eles desde 2006, e onde funcionava o Museu do Índio.

Esse é o retrato do nosso povo: a subserviência, a passividade e a falta de vergonha na cara!!!

A FIFA está mandando e desmandando nessa birosca chamada Brasil e a gente aqui “com a bunda exposta na janela pra passar a mão nela”. (parafraseando Gonzaguinha).

Para encerrar, deixo, como reflexão, a música do sambista PQD da Portela, que se colocou contra a preferência dada ao McDonald’s e à favor das nossas baianas.

Mac o quê?

Mac o quê,

Mac o quê, como é

que pode ser?

Quando é que esses gringos entendem de azeite de dendê?

Esse poder do dinheiro

de fato perdeu a razão

Abriram para todo o Brasil uma tal licitação

(Refrão)

Ficaram loucos de vez, não têm consciência nem (muito) menos axé

Querem proibir que durante a Copa nossas baianas façam acarajé

(Refrão)

Vá fazer o seu hambúrguer, deixe

o meu acarajé

Quem se mete na vida dos outros nunca terá

bom axé

Por isso, repito, não seja olho grande, leve

sua ideia pra lá

Prefiro as nossas

baianas, com caruru

e seu bom vatapá.

Anúncios

Um pensamento sobre “Tá tudo pronto aqui. É só vir pegar. A solução é alugar o Brasil!

  1. Parabéns pelo texto e por se preocupar com toda esta situação. Nós estamos fascinados com a copa e nos ofende estas licitações. A copa nos interessa muito e todo este interesse deveria ser como um todo voltado a política. O desinteresse político de todos nós que permite que estes calhordas de terno metal a mão no bolso de cada brasileiro. Muitas vezes sentimos vergonha de ser brasileiros, pois são tantas injustiças, impunidades… Pode ter certeza que o acarajé é o que menos me preocupa nesta copa. Uma preocupação maior é com o catálogo que fica em baixo dos balcões dos hotéis, por que estes gringos pilantras e pedofilos vao pedir o catálogo e fazer turismo sexual com inúmeras crianças vitimadas pela maldade dos políticos que transformam a verba da educação em iates e mansões.

Degluta conosco...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Capitão Barba Ruiva, a sua livraria virtual

Capitão Barba Ruiva a melhor opção em livros

Baú

O que tem pra hoje?

junho 2013
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Leitores

Nós que aqui estamos, por vós esperamos.

  • 111,760 pessoas já nos viram

Medalhas do blog

%d blogueiros gostam disto: