Prates jogando as ciências humanas no lixo

1

9 de maio de 2013 por deglutindopensamentos

Alexandre Perger

DescartesNo início madrugada de quarta para quinta-feira, cheguei em casa um pouco chateado depois de ver o Joinville Esporte Clube perder para o Santos. Mas, ainda assim, resolvi ligar o computador para ler algumas notícias sobre jogo. Afinal, a gente gosta de sofrer. Bom, navegando entre sites, portais e redes sociais, me deparei com mais um vídeo do “psicólogo”, “jornalista”, “comentarista” Luiz Carlos Prates. Sempre reluto um pouco em abrir esses vídeos justamente porque, geralmente, não vem coisa boa. No entanto, eu abri. Bastaram alguns segundos para ter certeza de que deveria ter passado reto pelo post.

Prates começa o comentário parabenizando o Ministério da Educação por investir em ciências exatas. Até aí, tudo bem, ótimo. O investimento é necessário mesmo, precisamos desenvolver tecnologia. O problema está na sequência do vídeo, quando ele fala a seguinte frase: “de ciências humanas estamos por aqui, não resolveu nada, o camarada não dá para nada e vai para história, geografia, pedagogia.” E, em seguida, a coisa piora, pois ele fala que essas são as áreas menos nobres da universidade. Ele ainda destila mais preconceito e ignorância: “qualquer dor de barriga, faz greve, leva bandeira na praça. Quem tem competência e vergonha na cara, não sacode bandeira vermelha em praça pública em dia do trabalho, sai para o trabalho.”

Engraçado esse senhor falar essas coisas. Primeiro, porque ele enche a boca para dizer que é psicólogo e jornalista, duas áreas das ciências humanas. Então, ele não acredita nem naquilo que faz da vida? O que está fazendo no jornal, então? Segundo, Prates vive fazendo análises da realidade e do cotidiano do Brasil e de seus habitantes. Ora, de onde ele tira base para fazer essas análises? Em regra de três, álgebra, tabela periódica? Não. Por mais preconceituosos que sejam seus comentários, são todos tentativas de análises, sejam elas profundas ou não, são exercícios típicos das ciências humanas. Pensar sobre a vida, o cotidiano, o mundo, são práticas típicas da sociologia, filosofia e história. Como ele pode chamar de desnecessário algo que faz o tempo todo? Só para deixar claro, de forma alguma quero desmerecer as ciências exatas. Só acho desonesta a hierarquização do conhecimento, como se um fosse mais importante que outro. Tudo é conhecimento e ajuda a transformar e a construir.

Vivemos em tempos cada vez mais mecanizados, em que quase tudo é automático e as coisas estão dadas como certas. O estímulo ao debate e à reflexão, típico das ciências humanas, é uma forma de transformar essa realidade, humanizar o cotidiano, o mundo. Na internet, na televisão e em vários lugares, vemos o senso comum e o conservadorismo tomar conta das discussões, sem abrir espaço para o novo, para o diferente. É justamente essa reflexão que leva pessoas às praças, com sua bandeiras vermelhas (ou não), com o objetivo de reivindicar direitos. Bom, mas essa ordem social é necessária a um projeto, um modelo, então é interessante que permaneça como está. Enquanto isso, ficamos com os Prates da vida.

Segue o vídeo abaixo:

Prates e as Ciências Humanas

Anúncios

Um pensamento sobre “Prates jogando as ciências humanas no lixo

  1. Rogerio Novaes disse:

    Olá Alexandre,

    O Prates sempre foi e sempre será apenas um comediante mediano. Até algum tempo atrás ele ainda mantinha bom publico com suas bizarrices mas com o crescimento do “stand up” nas midias televisivas ele perdeu admiradores e consequentemente o emprego na RBS (Globo).

    Desempregado buscou abrigo em outra emissora que no entanto exige dele performance cada vez mais extravagante e o probre coitado se obriga a isso.

    Reveja o video que você citou mas agora entendendo que é apenas “stand up” amador. Tenho certeza que você dará boas risadas, até porque o que esse moço fala não pode ser coisa séria.

    Forte abraço e sucesso

    Rogerio Novaes

Degluta conosco...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Capitão Barba Ruiva, a sua livraria virtual

Capitão Barba Ruiva a melhor opção em livros

Baú

O que tem pra hoje?

maio 2013
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Leitores

Nós que aqui estamos, por vós esperamos.

  • 122,136 pessoas já nos viram

Medalhas do blog

%d blogueiros gostam disto: