Ciclo da pesca

Deixe um comentário

16 de abril de 2013 por deglutindopensamentos

Kaue Felipe

DiaPesca-LagoYojoaHonduras-Abril2010O barco raramente ondulava, conforme o lento movimento do lago (ou lagoa, nunca fui bom com classificações). A boia, que permitia a flutuação de meu anzol, seguia a mesma dança. O ar estava quente e estático, o que fez com que eu me sentisse um grande frango de padaria mal alimentado. As águas turvas e escuras escondiam todo um mundo logo abaixo. Um pequeno e desconhecido universo, separado de mim por barreiras intransponíveis naquele momento, que talvez nunca me fosse revelado.

Meus pensamentos foram quebrados pelo súbito desaparecimento da boia de pesca, o que me fez concentrar todas as forças naquele velho jogo de “quem desiste primeiro” que havia se iniciado. Passaram-se minutos, horas ou semanas – eu não conseguia dizer, estava alheio a tudo. Alheio ao calor que me consumia, aos pássaros que conversavam, ao sofrimento de meu oponente. Só meu prêmio interessava.

Saí vitorioso daquela luta sofrível e estava prestes a trazer algo do outro lado. Era por isso que eu estava ali: essa pequena fagulha de curiosidade infantil que nos persegue em certos momentos da vida. Em minha mente, eu havia pego um grande bagre, uma carpa, um monstro marinho. Eu não poderia saber, e hoje vejo que foi por esse mágico “desconhecer” que lutei.

Minha recompensa emergiu de seu mundo, debatendo-se em minhas mãos logo em seguida. Creio que ela sabia que eram as mãos de seu destino. Olhei para o animal, totalmente incapaz de livrar-se de mim. Suas escamas eram uma armadura inútil naquele cenário, e os olhos clamavam pela salvação. Apenas uma tilápia ordinária, estúpida demais para não cair naquela armadilha. Mas não foi por ela que eu venci, afinal. Livrei o anzol da boca do frágil ser e o depositei novamente naquelas águas enigmáticas. No fim, era apenas um peixe qualquer. Lancei de volta a isca ao desconhecido e esperei, adulto e frustrado outra vez. Não sei por que ainda pesco…

Degluta conosco...

Capitão Barba Ruiva, a sua livraria virtual

Capitão Barba Ruiva a melhor opção em livros

Baú

O que tem pra hoje?

abril 2013
S T Q Q S S D
« mar   maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Leitores

Nós que aqui estamos, por vós esperamos.

  • 115,088 pessoas já nos viram

Medalhas do blog

