Zé do Caroço, a voz do Pau da Bandeira

5

13 de março de 2013 por deglutindopensamentos

Mike Conradt

palanque

Há alguns dias, me encontrava desocupado ouvindo um programa de músicas nacionais, em alguma rádio FM. Músicas bem “clássicas”, samba, MPB, Bossa Nova, interessantes porque nos mostram melhor o que é a cultura brasileira. Eis que, de repente, toca uma canção que eu jamais ouvira, com um arranjo diferente e um belo vocal. Mas o que mais chamou a atenção foi sua letra, com conteúdo político e social.

Mariana Aydar

Mariana Aydar

Com os trechos que eu memorizei, pesquisei sobre ela e descobri que, a versão lenta e triste que ouvi na voz de Mariana Aydar, era apenas uma regravação de um samba clássico agitado de Leci Brandão, intitulado Zé do Caroço. Empolgado, sugeri a alguns amigos que ouvissem a música, e quase todos já conheciam. Menos o inculto aqui.

Zé do Caroço, personagem da letra, foi um habitante de uma comunidade carioca (o Morro do Pau da Bandeira), que se dedicava as causas sociais da favela. Com um serviço de alto falante, “ele malha o preço da feira”. Pesquisei mais um pouco, e descobri que o tal Zé do Caroço de fato existiu, e como a maioria dos sambas, este também foi baseado em uma história real.

Zé do Caroço era o apelido de José Mendes da Silva, policial aposentado que instalou um alto falante para poder dar notícias importantes aos moradores, segundo ele através de uma fonte alternativa à televisão, que tanto manipulava. Isso nos anos setenta.

Eis que um dia, uma esposa de um militar e moradora de uma rua próxima a favela denunciou José, pois o barulho do alto falante a impedia de assistir sua novela. Segue o trecho: “E na hora que a televisão brasileira / Destroi toda a gente com sua novela / É que o Zé bota a boca no mundo / Ele faz um discurso profundo / Ele quer ver o bem da favela”.

 05_MVG_cult_leciA história chegou aos ouvidos da sambista Leci, engajada nas causas sociais, que compôs a música em sua homenagem. Na letra, ela também lamenta o fato de não haver alguém como o Zé do Caroço na Mangueira, onde ela morava. A canção chegou a ser proibida pela gravadora Polydor. A artista então rescindiu seu contrato e lançou o samba seis anos depois, em 1985, então pela gravadora Copacabana.

A canção foi regravada por diversos artistas, incluindo Seu Jorge, Mariana Aydar, Ana Carolina e Grupo Revelação, e fez parte da trilha sonora do filme Tropa de Elite 2.

Seu Jorge

Seu Jorge

José Mendes, o Zé do Caroço, faleceu nos início da década de 2000. Há dois anos foi feito um documentário amador, gravado em um iPhone por moradores da favela, intitulado A Voz do Pau da Bandeira, sobre a vida do Zé.

Ficam as sugestões:

https://www.youtube.com/watch?v=on6KBN7x3IM

https://www.youtube.com/watch?v=fA_u9lY3fO4

https://www.youtube.com/watch?v=7WaIoNCoc_c

 

Anúncios

5 pensamentos sobre “Zé do Caroço, a voz do Pau da Bandeira

  1. Thiago disse:

    A primeira versão que ouvi desta música foi a do Grupo Art Popular, última faixa do cd ‘O canto das Razões’ de 1993. O início é inesquecível. Ao som de palmas, uma voz diz: “Ainda existem, aqueles que lutam pela igualdade de todos nós, eu estou falando de Zé do Caroço”.

  2. Luciano disse:

    Apenas uma correção importante: Zé do Caroço não era policial aposentado e sim um comerciante local. Ele teve 03 “tendinhas”, barzinho de favela na comunidade.

  3. David Marques disse:

    Interessante! Não sabia que esta música fala sobre uma realidade que aconteceu.

  4. Tenho procurado esse documentário e não acho… alguma sugestão de onde posso encontra-lo?

    obrigado

Degluta conosco...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Capitão Barba Ruiva, a sua livraria virtual

Capitão Barba Ruiva a melhor opção em livros

Baú

O que tem pra hoje?

março 2013
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Leitores

Nós que aqui estamos, por vós esperamos.

  • 115,088 pessoas já nos viram

Medalhas do blog

%d blogueiros gostam disto: