A desvalorização do esporte no Brasil

Deixe um comentário

6 de março de 2013 por deglutindopensamentos

Mike Conradt

 medalhas-brasil-piada-de-trapalhos-070812-bira-humor-politicoNão é raro ver pessoas criticando a situação do Brasil no quadro de medalhas de alguma edição dos Jogos Olímpicos ou do Panamericano. No Pan de Guadalajara, por exemplo, nosso país, com seus 190 milhões de habitantes, não conseguiu vencer aquela ilhazinha do Caribe com 11 milhões de pessoas, que nos ultrapassou em 10 medalhas de ouro. Nos Jogos Olímpicos, observamos a insonsa 22ª posição.

4937716

Dayron Robles vencedor nos 110m com barreiras em Londres, 2012.

Essa situação é a evidência de um problema maior: o esporte no Brasil não é valorizado. E quais os impactos que isso causa? Quando bem administrado, ele pode exercer grande papel social para a população que, comumente, trata com desdém esse assunto. Não é raro ouvirmos frases como: “Pô, mas a gente tá cheio de outros problemas sociais sérios, tem que se preocupar com esporte?” Frutos do desconhecimento.

Em comunidades carentes, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa para crianças e jovens. Uma maneira eficiente de fazer o combate as drogas. Afinal, praticar esporte faz as pessoas se sentirem bem, antes de tudo. Isso é comprovado pela ciência. O esforço físico faz com que o sistema nervoso libere a endorfina, que melhora o humor e faz o praticante se sentir melhor. É como usar droga, mas só trás benefícios à saúde. Ainda combate problemas como a obesidade infantil, cada vez mais incidente em todo o planeta.

Além do bem que faz ao indivíduo que pratica, pode ser uma saída para pessoas de origem humilde, sem condições de alcançar o sonhado “sucesso” na vida da maneira dita comum: estudar, trabalhar muito, e ficar milionário. Muitas vezes, como vemos em inúmeros casos, é a única maneira de escapar de uma vida miserável.

Há ainda outro benefício importante que deve ser lembrado aqui. É ótimo para a formação do ser humano. Nos ensina a se relacionar melhor com as pessoas. Principalmente no esporte coletivo. É a melhor maneira de socializar uma criança carente no Brasil. Essas palavras não são minhas, mas sim do Doutor Sócrates, que disse isso em uma entrevista à Juca Kfouri.

São incontáveis os benefícios que o esporte pode trazer à sociedade. Mas na realidade, não é algo tão acessível assim. A incompetência começa na educação física das escolas de ensino fundamental. Professores sem profissionalismo, que não estão atentos aos talentos presentes em suas classes. E não estou culpando eles. Mas acredito que deveria fazer parte do seu trabalho observar as aptidões de cada criança.

Depois disso, esbarramos na falta de investimento por parte de empresas, que só patrocinam atletas já formados. Ou seja, para conseguir patrocínio, é preciso não depender dele. Não temos investimentos sólidos por parte do governo também. Escolas e universidades, simplesmente são incapazes de descobrir atletas por aqui.

A chinesa Wingjuan Wang após levantar incríveis 205 kg no levantamento de peso e ganhar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres 2012 e recolocar seu país na liderança do quadro de medalhas.

A chinesa Wingjuan Wang após levantar incríveis 205 kg no levantamento de peso e ganhar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres 2012.

Coisas que não acontecem em países como Estados Unidos, Alemanha, Austrália, China ou Cuba. Nesses, o esporte está incluído como parte importantíssima da educação, com uma quantidade de atividades esportivas extra-curriculares relativamente extensa. Há fortes investimentos por parte dos estados, tanto na formação de atletas jovens quanto na manutenção de renomados. E o resultado todo mundo conhece. Não são apenas os campeões que ganham com isso. Toda uma população é beneficiada. E isso faz uma falta enorme no Brasil.

Anúncios

Degluta conosco...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Capitão Barba Ruiva, a sua livraria virtual

Capitão Barba Ruiva a melhor opção em livros

Baú

O que tem pra hoje?

março 2013
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Leitores

Nós que aqui estamos, por vós esperamos.

  • 111,760 pessoas já nos viram

Medalhas do blog

%d blogueiros gostam disto: