Reformas trabalhistas no governo do PT: Quem te viu, quem te vê! Cortem o ponto dos grevistas!

Deixe um comentário

3 de março de 2013 por deglutindopensamentos

Érico Brito

greve2O terceiro texto desta série vem mostrar um aspecto que vai além da reforma trabalhista formal promovida pelo governo do PT. Isto porque as relações entre trabalhadores e empregados nunca foi tão judicializada quanto hoje no que se refere ao direito de greve. Além da óbvia tentativa de cerceamento amais este direito, é interessante também analisarmos a postura deste governo que se autointitula “democrático e popular”.

Desde o ano de 2003, início do governo do PT, vimos diversas greves nos mais variados setores. Os defensores do governo afirmam que isso ocorre devido a maior “abertura democrática”. Obviamente que não é o caso.

As greves ocorrem quando o trabalhador se encontra encurralado por uma política opressora da empresa, ou quando suas condições de vida tem considerável piora. O processo natural antes de qualquer greve é a negociação. A greve é sempre o último recurso do trabalhador. E, devido a razões óbvias, a mídia sempre mostra o movimento grevista como um movimento de intolerância por parte dos empregados. Ora, as greves só ocorrem quando o patrão se recusa a negociar! Se há intolerância por parte de alguém, com certeza é por parte dos patrões!

Presidente Lula ainda como sindicalista nas greves do ABC

Presidente Lula ainda como sindicalista nas greves do ABC

O que se espera de um partido nascido no seio da classe trabalhadora é que, tendo passado por todas as agruras e dificuldades do movimento, eles fossem, no mínimo, simpáticos à causa. E não é o que ocorre.

Citando um exemplo, desde o ano de 2003 os bancários fazem greve todos os anos. Em 2004 foram 30 dias de greve, sem nenhuma contraproposta por parte da FENABAN e dos bancos públicos. Os ministros da época Luiz Gushiken (Secretaria de Comunicação de Governo e ex-bancário do BANESPA) e Ricardo Berzoini (Ministério do Trabalho e ex- bancário do Banco do Brasil), com a autorização do ex-presidente Lula, pediram o corte do ponto dos trabalhadores em greve. Detalhe: Gushiken e Berzoini já foram presidentes do sindicato dos bancários de São Paulo.

greve-bancos-itau-sp-20120918-size-598No ano de 2011 os bancários e os trabalhadores dos Correios fizeram também uma grande greve. O Governo Federal pediu, mais uma vez, o corte do ponto dos funcionários. A presidenta Dilma chegou a afirmar que “os gestores de bancos e empresas do governo devem se portar como administradores públicos, não como sindicalistas”. Ou seja, quando os petistas afirmam que atitudes como esta se justificam por ser um “governo de coalizão”, é claro que esta desculpa não cola. São ex-sindicalistas que ordenam o corte do ponto.

Outras greves que se destacaram foram a dos trabalhadores da usina hidrelétrica de Jirau. A luta contra o trabalho quase análogo ao da escravidão foi reprimido pela Força Nacional, e ficou nas mãos de Vagner Freitas (bancário do Bradesco e atual presidente da CUT) articular o fim da justa greve dos trabalhadores. Sem contar as prisões e torturas contra os grevistas.

Os servidores federais também tiveram seus pedidos de negociação negados, enquanto o governo “democrático e popular” tem lutado para cercear seu direito de greve, um grave ataque à Constituição, ao tentar criar uma lei limitando este direito legítimo. Será que o governo respeita mesmo o direito de greve dos trabalhadores? A prática nos mostra que não.

imagesNo Brasil todo a luta dos trabalhadores tem continuado. Enquanto houver injustiça e opressão, a única forma de resistir e de tentar ter condições de trabalho dignas é através da mobilização. E que os trabalhadores tenham consciência de que eles podem contar somente consigo mesmos nesta luta. Só o que podem esperar do governo do PT é o boicote e a repressão.

Anúncios

Degluta conosco...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Capitão Barba Ruiva, a sua livraria virtual

Capitão Barba Ruiva a melhor opção em livros

Baú

O que tem pra hoje?

março 2013
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Leitores

Nós que aqui estamos, por vós esperamos.

  • 114,565 pessoas já nos viram

Medalhas do blog

%d blogueiros gostam disto: