Reformas trabalhistas no governo do PT: reestruturação no BB

Deixe um comentário

24 de fevereiro de 2013 por deglutindopensamentos

Érico Brito

atopt10anosdegoverno

Festa de comemoração dos 10 anos de PT no governo

 Este ano o PT está comemorando 10 anos do que eles afirmam ser um governo “democrático e popular”. No texto de hoje não vamos entrar nos detalhes do que foram estes 10 anos em todas as esferas sociais, mas sim nas reformas trabalhistas que o governo veio promovendo. E o assunto de hoje é o Banco do Brasil.

O Banco do Brasil hoje é uma empresa de economia mista, ou seja, o governo detém as ações majoritárias, o que lhe dá o direito de “mandar” no banco, e a outra metade está na mão de diversos acionistas da esfera privada. Só que o BB de hoje não cumpre o seu papel de banco público; todas as suas ações são efetuadas com vistas ao mercado. E não é por ser um banco de economia mista. A Caixa Econômica Federal é um banco 100% estatal e está seguindo pelo mesmo caminho.

imagessaaa

Além de não cumprir este papel com a população, a direção do banco vem atuando da mesma maneira que no período neoliberal (Collor-FHC): promovendo uma política de arrocho salarial e assédio moral contra o seu funcionalismo. Trabalhar no Banco do Brasil deixou de ser um sonho para se tornar um pesadelo.

Em 1997 o governo tratou de criar duas classes de funcionários, os “pré-98”, que mantinham todos os direitos conquistados com muita luta, e os “pós-98”, mais conhecidos como “genéricos” pelo fato de fazerem a mesma coisa e custarem mais barato. Estes passaram a ter uma carreira diferenciada, com uma remuneração e direitos menores.

O ano de 2007 trouxe o início dos ciclos de reestruturações no BB. Uma primeira ação foi a diminuição drástica do número de funcionários nas agências, causando uma grande sobrecarga de trabalho nos funcionários e uma queda brusca na qualidade do atendimento para a população.

Até o ano de 2012 foram uma série de mudanças (sempre para a pior), desembocando no plano de redução de jornada de trabalho implementado em 28 de janeiro de 2013. O BB reduziu a jornada de trabalho de algumas funções, ao mesmo tempo em que reduziu salários. Não bastasse isso, modificou as verbas recebidas com o intuito de manter o funcionário dentro de uma faixa salarial (chamada de valor de referência) durante todo o seu período laboral. Na prática isto significa que mesmo tendo um aumento nominal no seu salário, o que ele recebe líquido permanece o mesmo.

Fora as questões econômicas, os funcionários do BB sofrem diariamente com a cobrança excessiva de metas, causando adoecimento em níveis epidêmicos nos seus quadros. Os casos de assédio moral se multiplicam de maneira vertiginosa.

Mas quem, afinal, é o culpado por tamanho desastre? O banco? Bem, o BB não é uma entidade viva. Ele é gerido por pessoas. Seu presidente e diretores executivos são os responsáveis por implementar estas medidas. Mas quem impõe as metas ao Banco Brasil? Quem é o patrão?

Guido Mantega

Guido Mantega

O governo quer números. O Ministério da Fazenda, na pessoa do Sr. Ministro Guido Mantega, é quem determina as metas do BB para o cumprimento do superávit primário. E ele não está nem um pouco se importando com os seus funcionários. Não concordou? Demita. Ficou doente? Substitua. E números são o que importa.

Tudo isto está ocorrendo no governo do PT. No governo FHC, todas as medidas contra o funcionalismo foram duramente criticadas e combatidas. Agora, a maior parte do movimento sindical (principalmente o CUTista) critica o banco, mas poupa o governo. Governo este que teve sua campanha eleitoral financiada por diversas empresas e bancos, assim como o governo do PSDB. Aliás, a própria festa de 1º de Maio da CUT tem o financiamento dos bancos. E agora, 10 anos depois, se tornaram excelentes banqueiros (nos números) e péssimos patrões (com os funcionários).

Anúncios

Degluta conosco...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Capitão Barba Ruiva, a sua livraria virtual

Capitão Barba Ruiva a melhor opção em livros

Baú

O que tem pra hoje?

fevereiro 2013
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

Leitores

Nós que aqui estamos, por vós esperamos.

  • 119,952 pessoas já nos viram

Medalhas do blog

%d blogueiros gostam disto: