Por que animes?

Deixe um comentário

29 de janeiro de 2013 por deglutindopensamentos

Eliton Felipe

yu-yu-hakusho-tnt-gt3Ontem tirei parte da tarde para assistir com o meu filho um dos meus animes prediletos, Yu Yu Hakusho. Essa foi uma das minhas distrações durante a infância e adolescência, passei anos me divertindo em frente a TV ou ao computador vendo os mais diversos desenhos japoneses, desenho não, anime. Porém, sempre voltava às histórias do pequeno Yusuke Urameshi.

200px-YuYu_Hakusho_volume_1Lançado originalmente no Japão entre os anos 1990 e 1994, o mangá, como são chamadas as histórias em quadrinhos japonesas, foi publicado pela editora Shueisha em 19 volumes com uma posterior continuação em 2004 em mais 15 edições. No Brasil a história chegou em 2004 por meio da editora JBC, publicada em 38 edições entre os anos 2002 e 2004.

A saga conta a história do personagem Yusuke Urameshi, um garoto de 14 anos, estudante japonês que vive se metendo em encrencas e que morre ao tentar salvar uma criança de um atropelamento. Após a morte, Urameshi é impedido de ir para o Mundo Espiritual (céu) ou ao Mundo das Trevas, o Makai, (equivalente ao inferno), pois ninguém esperava por sua morte. Ele era tão brigão que nem os seres sobrenaturais acreditavam que ele fosse capaz de morrer para proteger alguém. Com isso sobra uma terceira opção, voltar a vida e se tornar um Detetive Sobrenatural (alguém que resolve casos para o Mundo Espiritual).

Yu Yu Hakusho Group-SDA partir daí vão surgindo outros personagens. Os principais são: Koenma, príncipe do Mundo Espiritual, que é o responsável pelas missões de Yusuke; Botan, ajudante de Koema, funciona como garota de recados espiritual; Keiko Yukimura, prima do nosso herói com quem ele flerta constantemente; Genkai, mestra de Urameshi que o ensina a usar a energia espiritual.

Além desses, existem outros três personagens de importância ainda maior:

YuYuHakusho

Kuwabara, Kurama, Yusuke e Hiei

1º) Kazuma Kuwabara: com apenas 14 anos possui alta energia espiritual da qual é capaz de produzir a Lei Ken, espécie de espada, com o seu poder sobrenatural. É o Sancho Pança de Yusuke;

2º) Kurama Youko, um terrível ladrão do Mundo das Trevas em forma de raposa que, após ser ferido gravemente, encarnou no corpo de uma criança no Mundo dos Homens. Conhece Yusuke quando está com 15 anos. É capaz de usar qualquer vegetal como arma e está sempre com uma rosa nas mãos com a qual cria o Chicote de Rosas, uma arma letal;

3º) Hiei, um assassino frio e calculista do Mundo das Trevas que possui uma Katana poderosa além de ser capaz de controlar as Chamas Negras Mortais com o auxilio de seu Jagan (terceiro olho implantado cirurgicamente em sua testa). Parece não se importar com ninguém, mas protege sua irmã, Yukina, acima de qualquer coisa e se mostra um leal amigo quando precisam dele.

A história segue com os quatro amigos enfrentando vários inimigos, uns piores que os outros, mas o mais importante são as mensagens passadas de forma quase subliminar. Quando perguntado sobre o fato de deixar que meu filho assistisse, parei para pensar em como as aventuras dos heróis do anime acontecem.

O sangue e a morte são fatos constantes, porém os sentimentos de amizade, gentileza, trabalho em grupo, amor e cordialidade se sobrepõem a tudo de ruim que acontece na história. O personagem principal Yusuke, por exemplo, fica cada vez mais forte quando vê seus amigos ameaçados. Kuabara, é capaz de apanhar até não conseguir mais se levantar apenas para dar tempo para que os amigos mais fortes se recuperem. Kurama, nunca usa palavras agressivas, pelo contrário, é gentil até com seus inimigos, cortês, doce, vestido sempre de rosa é uma pessoa violenta e ao mesmo tempo delicada. Com longos cabelos cor-de-rosa é uma figura andrógena, com sua sexualidade indefinida. Hiei é o tempo todo impelido pela vontade de vencer oponentes mais fortes do que ele apresentando nobreza de espirito. Além disso, dispensa toda a sua energia para proteger a irmã Yukina acima de qualquer coisa.

Outro ponto forte desse mangá é o trabalho em equipe. Em praticamente todas as sagas, um personagem nunca está sozinho e, em todas as batalhas, é necessário que se faça ações em conjunto que exigem que se abra mão do orgulho e da vaidade.

images

Cavaleiros do Zodíaco

Essas poderiam ser características de um único roteiro de mangá, porém, pode ser verificado em quase todas as histórias japonesas. O mangá serviu durante o período pós 1ª e 2ª Guerra para reerguer a autoestima do povo japonês. Era uma forma de mostrar as crianças do país que elas poderiam superar os horrores surgidos com o conflito e voltarem a colocar o Japão no “topo do mundo”. Os valores criados nos livros do início do século XX permanecem hoje em clássicos como Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, Inuyasha, Naruto, e tantos outros.

Enquanto isso, nos desenhos produzidos nos Estados Unidos, a base é feita de três formas:

    1. A maldade pela maldade, bem exemplificada no “inofensivo” Papa Léguas e Willy Coiote, onde a única intenção do vilão é matar o mocinho e faz isso das maneiras mais brutais possível, bombas, bigornas, facas, etc;

    2. Os militares americanos salvarão o mundo, eles são os melhores. O melhor exemplo desse caso é o Capitão América. Um soldado estadunidense modificado geneticamente capaz de derrotar qualquer adversário no mundo.

    3. E o “vamos lutar em Equipe, mas eu sou o melhor e é bom que você saiba disso”. Liga da Justiça. Super Homem, Batman e companhia limitada. A própria imagem de abertura da animação mostra a hierarquia a ser respeitada.

Liga-Da-Justiça-Episódios

Liga Da Justiça

É por isso que eu permito que meu filho assista animes. Fica a dica.

Anúncios

Degluta conosco...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Capitão Barba Ruiva, a sua livraria virtual

Capitão Barba Ruiva a melhor opção em livros

Baú

O que tem pra hoje?

janeiro 2013
S T Q Q S S D
    fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Leitores

Nós que aqui estamos, por vós esperamos.

  • 111,792 pessoas já nos viram

Medalhas do blog

%d blogueiros gostam disto: