Quem é esse camarada que vai escrever aqui na segunda-feira?

8

21 de janeiro de 2013 por deglutindopensamentos

Pedro Magrini

265128_242164985794016_4459826_n

Pedro Magrini

Nesse primeiro dia de pensamentos expostos a serem ingeridos, assumidos, recusados, criticados e até vomitados aqui no blog, pretendo me apresentar, mostrando minha trajetória um tanto quanto híbrida, contraditória e perturbada. Acho que isso é fundamental nesse primeiro contato. Afinal, quem é esse cara ai que está escrevendo? Não tenho nenhum objetivo específico na exposição de meus pensamentos, apenas intercambiar reflexões que há tempos venho guardando internamente e sem espaço definido para discussão. Isso acontecerá no dia mais odiado da semana, nossa querida segunda-feira.

Advindo das Ciências Sociais Aplicadas, mais especificamente da Administração (sim, A-D-M-I-N-I-S-T-R-A-Ç-Ã-O) sempre busquei vias alternativas ao engessamento que a “grade” curricular me impunha. Não aceitava passivamente o modelo funcionalista pouco crítico e pretensamente neutro difundido em boa parte das disciplinas que eram oferecidas na graduação. Esse aprisionamento formal imposto não só pelo curso, mas por todo um modelo científico disciplinar, não me impediu de, dentro do próprio curso, questionar as linhas mestras alienantes dessa formação assumidamente burguesa. O espaço que permitiu essa resistência foi um projeto chamando Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Lavras – INCUBACOOP/UFLA, cuja função era apoiar a constituição de empreendimentos populares solidários. Nesse espaço, tive contato com diversos grupos, entre eles destaco o de catadores de materiais recicláveis de Lavras/MG, o centro de apoio à portadores(as) de necessidades especiais de Perdões/MG, a associação de artesãos e artesãs de Lavras/MG e o Assentamento Santo Dias de Guapé/MG, todos localizados na região Sul de Minas Gerais. Como vocês já devem ter percebido, grande parte de minhas atividades foram realizadas no estado de Minas, região onde morei por quase 8 anos. Pretendo falar sobre esses projetos e sobre minha querida Minas Gerais com frequência. Acho que não mencionei, mas sou paulista de Bragança Paulista, interiorrrrrrr de São Paulo.

aula_minas_gerais

Assentamento Santo Dias de Guapé/MG

Depois de me graduar, e nunca me considerando um administrador, ingressei no mestrado também em Administração com o intuito de estudar relações de gênero em um assentamento de reforma agrária, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) (Esse movimento social, o MST, também será tema frequente por aqui). Associação incomum nessa área do conhecimento, mas que refletia a incompatibilidade de uma trajetória informalmente interdisciplinar com uma formação formalmente disciplinar. Essa escolha, na época inconsciente quanto a esses conceitos,foram estratégias que tinham como objetivo buscar contrapontos à visão gerencialista hegemonicamente presente nos cursos de Administração (afinal, o objetivo principal do curso é formar gerentes e “tomadores de decisão” em organizações privadas). Consegui quebrar essa visão unívoca através de leituras em áreas como a Sociologia, História e Ciência Política. Sem ter plena consciência do processo que percorria, tracei uma trajetória interdisciplinar desde a graduação. Assim, em minha vida acadêmica e pessoal, a interdisciplinaridade surgiu mais do que como uma estratégia, mas como uma necessidade característica das temáticas de meu interesse. Assim, formado em um curso alienante e em busca de criticidade, acabei encontrando num doutorado interdisciplinar na linda cidade de Florianópolis um locus formalmente “ideal” para estudar aquilo que me desafiava. Basicamente, o que me desafia e me perturba está diretamente ligado às desigualdade sociais e ao preconceito resultante desse círculo vicioso, além de tudo aquilo que enfrenta os processos hegemônicos, principalmente os movimentos sociais.

mst

MST

Bem, em cima dessa rápida exposição de minha trajetória pessoal e buscando fugir do “academicês” e das normas rigorosamente seguidas na academia, mas em grande parte das vezes não conseguindo, pretendo, como disse anteriormente, vomitar, no bom sentido, pensamentos variados interdisciplinares, uma interdisciplinaridade cotidiana. Em minha opinião, necessária para compreender um mundo complexo, de difícil resposta e compreensões variadas. Minhas paixões, amores, ódios, raivas e ternuras serão testados aqui.

Será um grande prazer escrever sem formalidades e sem dependência, mas com compromisso e idealismo. Amo a arte, principalmente o cinema, e com certeza, este será um tema rotineiro. Também pretendo indicar, sem pretensão nenhuma, algumas coisas que estou lendo, vendo e ouvindo, sejam livros, reportagens, programas, cds, dvds, blogs, etc. Espero que o debate role solto.

Gostaria de agradecer aos camaradas de curta data, mas de grande afinidade Felipe e Alexandre pelo convite e abertura do espaço de segunda-feira. Até semana que vem!

arena_palestra_6-1024x576

Arena Palestra

Ahhh, esqueci de uma coisa. Sou palmeirense, mas não pretendo escrever muitas coisas sobre esse tema. 2013 não promete ser um ano muito inspirador no futebol para os/as palestrinos/as.

 

Anúncios

8 pensamentos sobre “Quem é esse camarada que vai escrever aqui na segunda-feira?

  1. Pedro Magrini disse:

    O Camilinha… que visita boa amiga. Abraços e Saudades de você!

  2. Camila Freitas disse:

    oi Pedroca!!!que legal seu texto!!!!lembrei das longas tardes, noites, manhas, tomando cerveja no postinho e falando dessas coisas…muito legal!!saudade de vc meu amigo Pedroca e das nossas conversas tbem…espero que 2013 me aproxime mais das minhas paixões práticas e acadêmicas, já que 2012 isso ficou um pouco de lado!!!Já tem mais uma fiel seguidora desse blog!!um abraço grande!!saudade mesmo pedroca!!!

  3. Matheus Gonçalves disse:

    Meus parabéns pelo primeiro post de altíssima qualidade!
    No aguardo pelos próximos.
    Abraço e sucesso.

  4. Andre Comune disse:

    Uma bela trajetória de vida intelectual e real. Tenho total certeza que o blog vai nos trazer reflexões interessantes e aprendizados imensos. Já estou no aguardo da próxima segunda feira.
    Abraço

  5. Elias disse:

    Boa sorte, meu amigo! Já encontrou um crítico por aqui.
    Faltou algumas passagens de vida bem interessantes que o Sr. não colocou por aqui, mas acho que um dia elas virão a tona! Pelo “pouco” que te conheço tenho certeza disso…
    Grande abraço!!

    ps: escreva sobre o Braga.. Muito mais interessante!! Kkkk

    • Pedro Magrini disse:

      Que honra amigo. Os assuntos serão variados e as dicas são mais que válidas. O Bragantino será uma das próximas. Semana que vem será CINEMA. E que venham os comentários!!! Outro grande abraço.

Degluta conosco...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Capitão Barba Ruiva, a sua livraria virtual

Capitão Barba Ruiva a melhor opção em livros

Baú

O que tem pra hoje?

janeiro 2013
S T Q Q S S D
    fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Leitores

Nós que aqui estamos, por vós esperamos.

  • 115,088 pessoas já nos viram

Medalhas do blog

%d blogueiros gostam disto: